RECUPERAÇÃO DE PONTES – BAIXO CUSTO – EMISSÕES ZERO DE CARBONO
Poucos gestores públicos sabem da possibilidade de recuperação das pontes que se encontram total ou parcialmente danificadas. A maioria destes administradores e técnicos, ao desconhecerem as modernas técnicas de recuperação destas obras de arte especiais, optam pela demolição total do dispositivo de transposição, construindo a altos custos uma nova obra sobre os corpos hídricos.
O momento atual sugere que, em todos os setores da economia, quer seja no agronegócio ou na construção civil, as emissões de CO2 sejam reduzidas a niveis baixissimos. A recuperação de pontes se enquadra nestas sugestões de redução nas emissões, além de não produzir os entulhos oriundos das demolições que ao serem descartados geram forte impacto ambiental nos bota-foras.
Com possibilidade de custar até 50% do valor de uma nova ponte, a recuperação e o reestabelecimento destes dispositivos podem ainda contar com a melhora de sua capacidade de carga, haja visto que a maioria foram construídas há décadas, quando era inimaginável o tamanho dos veículos que hoje utilizam as estradas e vias urbanas.
Com técnicas de protensão externa, macaqueamento, encapsulamento e também a utilização de fibras de carbono, pontes consideradas condenadas e irrecuperáveis podem perfeitamente serem reabilitadas de forma rápida e eficiente, dando longevidade, elevada capacidade de carga e também melhora na vazão de águas.
A administração publica deve administrar com o lema dos 3 Ms, fazer mais, melhor e com menos, assim a recuperação e alargamento das pontes e viadutos se apresentam como uma maneira de melhorar as contar publicas, trazendo de volta obras de arte que até então estavam fadadas à demolição.
Milhares de pontes no interior do Brasil podem ser recuperadas ao invés de demolidas.
A ECOPONTES tem expertise em recuperação e alargamento de pontes de concreto, metálicas e de madeira, podendo elaborar projetos e orçamentos que demonstram a viabilidade desta modalidade.
Segurança, durabilidade, aumento da capacidade de carga, prazo reduzido na recuperação e baixo custo são as principais particularidades das técnicas utilizadas pela ECOPONTES no reestabelecimento de pontes e viadutos condenados ao uso.
Categorias: Informativo