PRODUTIVIDADE EM ALTA E EXPORTAÇÕES EM ALTA: AGORA NOS FALTA A BOA INFRAESTRUTURA VIÁRIA PARA GARANTIR O ESCOAMENTO
O agronegócio brasileiro mais uma vez dá mostras de sua pujança e evolução tecnológica. O setor mais eficiente da economia nacional, o agronegócio, deve ser novamente, neste ano, um importante motor dos negócios. Mais um recorde na colheita de grãos, de 264,8 milhões de toneladas, deve ser alcançado na safra 2020-2021, segundo a nova estimativa do Ministério da Agricultura. Com a exportação de US$ 100,81 bilhões, a segunda maior da série histórica, superada somente pelos US$ 101,17 bilhões de 2018, o agronegócio proporcionou quase metade – 48% – de toda a receita comercial do Brasil em 2020.
O Brasil possui, segundo últimos estudos precisos da NASA, 400 milhões de hectares agriculturáveis, respeitando todas as regras ambientais vigentes, sendo que destes somente 62 milhões estão utilizados.
Outros locais do planeta onde existe terra disponível, não têm água. Aqui temos tudo – dos dez maiores aquíferos do mundo, dois estão aqui, o Alter do chão no Amazonas e o aquífero Guarani. Seremos os responsáveis por alimentar o mundo nos próximos 40 anos.
Para isso e para que tenhamos cada vez mais rentabilidade, precisamos investir fortemente na infraestrutura viária para o escoamento com segurança para todos estes alimentos, grãos, carne, lácteos, sucos, café, entre outros. A produtividade já é fato – cresce a cada ano, causando desconforto para outras nações.
As estradas do interior brasileiro são o calcanhar de Aquiles para que este escoamento ocorra de maneira segura. Fomentar a melhoria das estradas rurais também da porteira para dentro é uma maneira eficiente de garantir este escoamento. Pontes modernas e resistentes são necessárias para a substituição das antigas e ineficientes pontes de madeira.
Toda semana um caminhão carregado cai juntamente com a ponte nas estradas do interior brasileiro, causando prejuízos materiais e pessoais aos usuários.
Portanto, temos que agir de maneira planejada e rápida para que os acidentes cessem e o escoamento prossiga de forma segura.
A melhor e mais rápida e econômica solução corresponde às pontes mistas, construídas em aço e concreto, de fácil instalação, duráveis e com grande capacidade de carga. A Ecopontes tornou-se referência nacional na implantação de pontes mistas para as fazendas no interior do Brasil. Antigas pontes de madeira vão dando lugar às modernas estruturas mistas, garantindo assim o sucesso na empreitada de ajudar a alimentar o planeta nas próximas décadas.
Categorias: Informativo