Para o melhor conforto e acesso dos condôminos e também dos moradores e visitantes de Jaú, o Condomínio Reserva Majuí solicitou à Ecopontes uma ponte de aço e concreto, com vão-livre de 35m e calçada para pedestre dos dois lados. Estrutura da ponte No dia 08 de outubro foi realizado o içamento das vigas de […]
Execução de obras civis em 05 dias corridos, com a montagem da superestrutura em 3 dias, totalizando 08 dias. A instalação completa da ponte mista aço concreto na zona rural João Pinheiro, Minas Gerais. A obra foi iniciada no dia 13 de outubro de 2021 e entregue no dia 21 de outubro de 2021. Ponte […]
Uma de nossas pautas favoritas é a publicação do ANTES e DEPOIS, ou seja, quando tínhamos a ponte de madeira sem condições de uso e, depois, com a solução ECOPONTES instalada. Neste artigo trazemos o caso de uma ponte de madeira de 8 metros de comprimento instalada em zona rural próxima a Curvelo, Minas Gerais. […]
Com o desenvolvimento da sociedade, houve a maior necessidade de ultrapassar obstáculos geográficos. Obstáculos que, em sua maioria, eram rios, riachos e vales, frente à necessidade e com a finalidade de superar obstáculos, surgiram as primeiras construções de pontes. Pontes que, em sua maioria, possuíam a pedra e madeira como os principais materiais para sua […]
Antes das pontes de concreto, a humanidade já necessitava de pontes para superar obstáculos. Antes do advento da agricultura, éramos um povo nômade, desta forma utilizamos de artifícios naturais para transposições de obstáculos. A ponte em viga é o tipo estrutural de ponte mais antigo.Estruturalmente, este modelo de ponte exige apenas uma estrutura rígida colocada […]
Para cada tipo de obstáculo, é necessário um tipo de rampa diferente. Basicamente o tamanho da rampa de acessibilidade dependerá do tamanho do obstáculo, para que assim tenhamos uma rampa acessível com a inclinação correta. Em estabelecimentos provisórios, eventos, residências, escritórios ou durante um processo de obra, nem sempre é viável construir uma rampa de […]
Apenas 12,4% de toda malha rodoviária brasileira é pavimentada, algo que faz o país perder uma grande vantagem do seu privilégio agrícola
A garantia de escoamento da produção dos sítios e fazendas é sempre comprometida pela falta de manutenção e pela pequena capacidade de carga das pontes de madeira. As constantes reformas das antigas e frágeis pontes de madeira as tornam inviáveis, nem sempre proporcionando segurança aos veículos que por elas transitam. Veja-se que um dos itens […]
Poucos gestores públicos sabem da possibilidade de recuperação das pontes que se encontram total ou parcialmente danificadas. A maioria destes administradores e técnicos, ao desconhecerem as modernas técnicas de recuperação destas obras de arte especiais, optam pela demolição total do dispositivo de transposição, construindo a altos custos uma nova obra sobre os corpos hídricos. Redução […]