A CAPITAL MISSIONEIRA INSTALA PONTE MISTA ESCONSA PARA INTERLIGAR BAIRROS
Santo Angelo no Rio Grande do Sul, tida como marco zero da Coluna Prestes nos idos de 1924/27 movimento politico-militar que atravessou o país lutando por melhores condições sociais e também demonstrando insatisfação com o então presidente Artur Bernardes. Integrante dos Sete Povos das Missões, dai ser tida como a Capital das Missões, a cidade conta com aproximadamente 80 bairros, sendo que nos últimos anos o crescimento populacional foi expressivo, sendo que a interligação destes novos bairros tiveram que ser melhoradas. Antigas e inseguras pinguelas de madeira tiveram que ser substituídas por estruturas seguras e resistentes.
A solução encontrada para a sobreposição do Córrego Pessegueiro no Bairro Castelarim foi uma ponte mista esconsa* com 12,00m de comprimento por 5,00m de largura. A opção por esta concepção construtiva foi em razão da rapidez na execução, baixíssimo impacto ambiental e também por ser o melhor custo benéfico quando comparada com outros tipos de pontes.
A Ecopontes saiu-se vitóriosa no certame licitatório para implantação deste dispositivo de transposição, sendo este concebido com fundações do tipo direta, ancoradas na rocha, cabeceiras em concreto armado, longarinas e transversinas em perfis laminados de aço A-36, pré-laje em steel-deck, tabuleiro em concreto auto adensável de alta resistência, defensas e guarda corpo em estrutura de concreto tipo New Jersey.
Ponte Mista Esconsa é uma ponte não perpendicular ao eixo do rio, ou seja, o eixo da ponte forma um ângulo diferente de 90º com o eixo do curso d’água.
Categorias: Informativo